terça-feira, 20 de outubro de 2020

(Participou Palestra) Grupo Obafemi Ajamu do Mestre Caxambu de Ribeirão Preto/SP, junto com a OGN Gada de São José do Rio Preto/SP. Palestre no dia 29 de Junho 2012/Brasil

 


http://www.gada.org.br/




































.O Grupo Obafemi Ajamu do Mestre Caxambu de Ribeirão junto com o Gada de São José do Rio Preto/SP
.Participou de mais uma palestra sobre arte cultura no dia 29 de Junho de 2012.



.O Que é arte?
.Três teorias sobre um problema central da estética
Aires Almeida.

1°-)- Oque é a estética?

.Oramo da filosofia a que se dá o nome de "estética" inclui um conjunto de conceitos e de problemas tão variado que, aos olhos daquele que se inicia no seu estudo, pode parecer uma matéria demasiado dispersa e inacessível.

.Essa primeira impressão é compreensível, mas ultrapassável.

.Uma maneira de desfazer tal impressão é começar por esclarecer que a estética é a disciplina filosófica que se ocupa dos problemas, teorias e argumentos acerca da arte. A estética é, portanto, o mesmo que filosofia da arte.



.Mas há um problema com esta forma de apresentar a estética: o termo "estética" não tem sido sempre utilizado nesse sentido.

.E isso não ocorre apenas em relação ao uso comum da palavra "estética", ocorre também no interior da própria tradição filosófica.

.Na tentativa de desfazer essa dificuldade, a estética é muitas vezes apresentada como a disciplina filosófica que se ocupa dos problemas e dos conceitos que utilizamos quando nos referimos ao objetos estéticos.
.Só que isso pouco adianta se não soubermos antes o que se entende por "objectos estéticos".
.Podemos, contudo, acrescentar que os objectos estéticos são os objectos que provocam em nós uma experiência estética.

.Mas, uma vez mais, ficamos insatisfeitos, pois teremos agora de saber o que é uma experiência estética.


.Resta-nos insistir e perguntar: "oé uma experiência estética?"

.Uma resposta possível mas sem ser circular - sem volta ao principio e afirmar que uma experiência estética é o que resulta da contemplação de objectos estéticos-,é apresentar alguns exemplos daquilo que consideramos ser juízos estéticos, isso é, juízos acerca de objectos estéticos e que, portanto, exprimem experiências estéticas.
.Eis alguns exemplos de frases que habitualmente proferimos e que qualquer pessoa estaria disposta a reconhecer que exprimem juizos estéticos:







F1: "Aquela casa é bonita"
F2:
"O vale do Douro é belo"
F3:
"O nascer do dia naquela amena manhã de Maio no Gerês com o cheiro a terra molhada e os pássaros a chilrear foi sublime"
F4:
"A decoração desta montra está com muito bom gosto"
F5:
"O último andamento da 9° sinfonia de Beethoven é emocionante"
F6:
"O quadro mulher cão de Paulo Rego é uma verdadeira obra-prima"
F7:
"O Livro Ulisses de James Joyce é uma obra complexa"





.Estas frases parecem trazer de volta a impressão inicial de que os problemas da estética são heterogéneos.

.Assim, frases como
F1 e F2 exprimem juizos acerca do que se considera ser bonito ou belo, mas nenhuma das outras o faz.

.Talvez
F1 esteja também a referir alguma obra de arte (se essa casa for, por exemplo, a casa da cascata, de Frank Lloyd wright) o que não acontece com F2.





.Por sua vez, frases como F4,F5,F6 e F7 exprimem a opinião de alguém acerca de algo realizado por outras pessoas, mas enquanto as três últimas referem obras de arte, tal não sucede com F4.

.Quanto a F3 E F4 sabemos que não está em causa o conceito de belo nem se refere qualquer obra de arte, mas apenas o que sentimos em relação a algo que simplesmente nos agrada.






.Isso é também o que acontece em relação a
F5, só que desta vez a propósito de uma obra de arte.

O que podemos concluir daqui?

.Se os nossos exemplos se limitassem a
F1 E F2, então a estética seria entendida apenas como teoria do belo, pois o problema parece consistir em saber o que significa "ser belo".



.Caso pensemos apenas em
F3,F4 e F5, o que temos como problema ja não é rigorosamente o do significado de "se belo" mas o saber por que razão e sob que condições acabamos por forma esse tipo de juízos, ou seja, juízos de gosto (nesta perspectiva também E1 e F2 podem simplesmente ser tomados como juízos de gosto )



 


 

.Finalmente, se pensamos em F1 (pelo menos em certos casos, como o da referida casa da cascata), F5,F6 e F7, o problema com que nos deparamos não é o do belo, nem sequer o do juizo de gosto, mas sim o problema de saber o que é e como se avalia uma obra de arte.








.Estamos, assim, em condições de concluir que a estética pode ser-o que de resto é mostrado pela sua história- uma de três coisa: teoria do belo, teoria do gosto ou filosofia da arte.

 
 


.Deveria também ficar claro que a teoria do belo não exclui completamente do seu domínio muitas das obras de arte e a filosofia da arte não se desintessa completamente de algumas obras belas, tal como a teoria do gosto se pode aplicar quer a objectos belos, que a objectos de arte.





.Mas não devemos confudir teoria do belo, teoria do gosto e filosofia da arte.
.Até porque há obras de arte que não são belas, como o seleber Urinol, de Marcel Duchamp; há a obra de arte de que não gostamos, como.







 
 



Senhor Vladimir Professor de artes plastica deu uma palestra aos arte-educadores do Gada
de São José do Rio Preto-sp
Email:
vladimir_munhol@yahoo.com.br  





.Mestre Caxambu Capoeira Angola de Ribeirão Preto e Vladimir Professor de artes plasticas de São José do Rio Preto




.Mestre Caxambu no corso de artes plástica.
Titulo do Quadro: Semente plantada com sabedoria colhe se frutos bom.
.As cores do Quadro: Representa frutos e frores da fauna brasileira
E o ponto preto: É a Semente que enriquecer este pais 












 
 





















































































 
 
 




Saiba mais sobre a Comunidade Obafemi Ajamu , entre em contato conosco




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário