quarta-feira, 14 de outubro de 2020

( O Acervo de fotos do Samba) O Grupo Obafemi Ajamu do Mestre Caxambu de Ribeirão Preto/SP. O Acervo de fotos dos grandes Mestres do Samba, representando o Passado, Presente e o Futuro desta Semente Afro-brasileira que brota no Brasil

 




































Dentre todas as versões que contam as histórias do
nascimento do Samba no Brasil, existe uma unanimidade:
Hilária Batista de Almeida, com seus três apelidos: Tia Ciata,
Tia Asseata ou ainda Tia Assiata.

 Nascida livre em 23 de abril de 1854, em Salvador, foi juntamente com outras tias baiana a principal responsável pela desenvolvimento e consolidação do samba no Brasil. 

Foi no quintal da sua casa a fonte de inspiração do primeiro samba gravado no Brasil, em 1916 - "Pelo Telefone de Donga e Mauro de Almeida.

Baiana de Salvador. Cozinheira. 

Mãe de santo. Partideira e animadora cultural. 

Chegou ao Rio de Janeiro em 1876, aos 22 anos, indo residir inicialmente na Rua General Câmara mudou-se para a Rua da Alfândega e depois para Rua Visconde de Itaúna (próxima à Praça Onze), à época local conhecido como Pequena África, por conta da forte presença de negros baianos no local.

 Por ser uma mulher dinâmica e empreendedora, Ciata logo se destacou entre as baianas introdutoras do Samba no Rio de Janeiro, enquanto tirava seu sustento da cozinha típica baiana, vendendo
quitutes em seu tabuleiro, dali passou a promover sessões de samba em sua casa.




O samba nasceu na Bahia, no século 19, da mistura de ritmos africanos. Mas foi no Rio de Janeiro que ele criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido. 

Durante a década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ir batucar atrás das grades. 

Isso porque o samba era ligado à cultura negra, que era malvista na época. 

Só mais tarde é que ele passou a ser encarado como um símbolo nacional, principalmente no início dos anos 40, durante o governo de Getúlio Vargas.

O estilo musical que unificou o país e faz parte da identidade nacional, tem origem numa mistura de elementos africanos, baianos, indígenas e carioca.

Nasceu da influência de ritmos trazidos por colonizadores e
colonizados, ainda na época do Brasil império, e foi adaptado principalmente por ex-escravos e membros das classes mais baixas para a realidade brasileira.

A partir de um caldeirão cultural, e bem antes da semana de arte moderna de 1922, os negros e brancos pobres do Rio de Janeiro já absorviam antropofagicamente as influências externas e transformavam isso numa nova cultura, que viria a ser chamada de cultura brasileira.

Este samba , que antigamente era chamado de batuque, sofreu inúmeras transformações sociais até chegar nas características conhecidas do samba atual.

Descendente do lundu, estilo de canto e dança muito popular no século XIX, o samba em sua estrutura começou como uma espécie de dança de roda (umbigada,) trazida ao Brasil pelos escravizados de origem Bantu.

Aqui o ritmo ganhou melodia de cordas africanas introduzidas pelos sudaneses, a chula.

A origem do samba, está intrinsecamente ligada a economia escravista brasileira de meiados do século XIX, onde, com a transferência da mão de obra escravizada da Bahia para o Vale do Paraíba e, após o declínio da produção cafeeira e a abolição da escravatura, os negros começaram seu deslocamento em  direção a capital do império, o Rio de janeiro.

O estilo musical que unificou o país e faz parte da identidade nacional, tem origem numa mistura de elementos africanos, baianos, indígenas e carioca.

Nasceu da influência de ritmos trazidos por colonizadores ecolonizados, ainda na época do Brasil império, e foi adaptado principalmente por ex-escravos e membros das classes mais baixas para a realidade brasileira.

A partir de um caldeirão cultural, e bem antes da semana de arte moderna de 1922, os negros e brancos pobres do Rio de Janeiro já absorviam antropofagicamente as influências externas e transformavam isso numa nova cultura, que viria a ser chamada de cultura brasileira.

Este samba , que antigamente era chamado de batuque, sofreu inúmeras transformações sociais até chegar nas características conhecidas do samba atual.

Descendente do lundu, estilo de canto e dança muito popular no século XIX, o samba em sua estrutura começou como uma espécie de dança de roda (umbigada,) trazida ao Brasil pelos escravizados de origem Bantu.

Aqui o ritmo ganhou melodia de cordas africanas introduzidas pelos sudaneses, a chula.

A origem do samba, está intrinsecamente ligada a economiaescravista brasileira de meiados do século XIX, onde, com a transferência da mão de obra escravizada da Bahia para o Vale do Paraíba e, após o declínio da produção cafeeira e a abolição da escravatura, os negros começaram seu deslocamento emdireção a capital do império, o Rio de janeiro.

O estilo musical que unificou o país e faz parte da identidade nacional, tem origem numa mistura de elementos africanos, baianos, indígenas e carioca.

Nasceu da influência de ritmos trazidos por colonizadores e colonizados, ainda na época do Brasil império, e foi adaptado principalmente por ex-escravos e membros das classes mais baixas para a realidade brasileira.

A partir de um caldeirão cultural, e bem antes da semana de arte moderna de 1922, os negros e brancos pobres do Rio de Janeiro já absorviam antropofagicamente as influências externas e transformavam isso numa nova cultura, que viria a ser chamada de cultura brasileira.

Este samba , que antigamente era chamado de batuque, sofreu inúmeras transformações sociais até chegar nas características conhecidas do samba atual.

Descendente do lundu, estilo de canto e dança muito popular no século XIX, o samba em sua estrutura começou como uma espécie de dança de roda (umbigada,) trazida ao Brasil pelos escravizados de origem Bantu.

Aqui o ritmo ganhou melodia de cordas africanas introduzidas pelos sudaneses, a chula.

A origem do samba, está intrinsecamente ligada a economia escravista brasileira de meiados do século XIX, onde, com a transferência da mão de obra escravizada da Bahia para o Vale do Paraíba e, após o declínio da produção cafeeira e a abolição da escravatura, os negros começaram seu deslocamento emdireção a capital do império, o Rio de janeiro.


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