quarta-feira, 14 de outubro de 2020

( Acervo de fotos dos Mestre) Grupo Obafemi Ajamu Mestre Caxambu de Ribeirão Preto/SP com o Acervo de fotos dos Mestre de Capoeira Angola, representando o Passado, Presente e o Futuro desta semente afro-brasileira que brota no Brasil

 






































Os Bons homens se foram. 
Nosso Senhor Jesus Cristo que é nosso Pai Oxalá. 
Os Índios que foram os primeiros Caboclos, e os Negros Africanos nossos ancestrais neste Brasil. 

A única maneira de seguir nossos caminhos é sendo generosos, o mundo esta nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e correr o risco de viver. 

Um Capoeirista Angola raramente fala dos seus planos, porque corre o risco de não serem concluídos. 

Liberdade, sentir o que seu coração deseja. 
O brilho de nosso olhar, desde o começo dos tempos, poucas pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

 
Por esta arte-luta cultural que é a Capoeira Angola e as Culturas Afro-brasileiras. 

São iguais a represas se você deixar uma brecha por onde um fio de água possa passar aos poucos ela vai arrebentando as paredes.
 E chega um momento em que ninguém consegue mais controlar, a força da correnteza.

 
Um Capoeirista sabe que as batalhas que travou no passado sempre terminaram por ensinar algumas coisas. 

Mais de uma vez, ele perdeu seu tempo, lutando por uma mentira e sofreu por pessoas que não estavam a altura do seu amor. 

Os vitoriosos não repetem o mesmo erro, por isto o Capoeirista e guerreiro de suas culturas. 

Africanas, afro-brasileiras, Indígenas, Afro-Indígenas. 
Só arriscam seu coração por algo que vale a pena.         













A Capoeira.
O texto de Manoel Quirino - A Capoeira, foi dividido em duas partes. Podemos considerar que na primeira parte o autor caracterizou o capoeira, definindo seu tipo, seus hábitos, seu jogo.

 Já na segunda parte, o autor fala dos capoeiras que lutaram na Guerra do Paraguai (1864-1870). Quem sabe, nessa parte, não tenha muito de sua experiência de vida, pois participou nela.


Começa, desta forma, construindo uma definição para a capoeira de seu tempo (virada do século XIX para o XX) com os seguintes elementos: O Angola; A Capoeira; e O Capoeira. 

O Angola seria um tipo de instrutor da capoeiragem, a raiz africana; A Capoeira seria um jogo atlético. 

Já a definição sobre O Capoeira mais longa, expõe esse tipo como um sujeito desconfiado e alerta, que interpreta como um ataque um gesto de cortesia se lançando longe de quem lhe fazia uma saudação, um cumprimento. 

Sujeito que sempre estaria envolvido em luta, principalmente em dia de festa santa, como o domingo de Ramos. 

Fala que existiam capoeiras profissionais e amadores, e que a capoeira não era restrita somente à pessoas das camadas mais desfavorecidas, sendo também praticada como um exercício por "pessoas de representação social".



Zuavos da Bahia.

Um ponto interessante de sua narrativa está na motivação que encontraria a juventude da época para a pratica da capoeira, inspirada em historias de Carlos Magnos e os doze pares de França e pelas narrações guerreiras sobre a vida de Napoleão Bonaparte. 

Não deixando, no entanto, de mencionar uma certa mania de ser valente.

Por fim, descreve a brincadeira e transcreve uma música que seria cantada nas rodas daquela época.


Na segunda parte, Manuel Quirino fala sobre os capoeiras durante a Guerra do Paraguai. 

Chama a atenção para os capoeiras (zuavos baianos) que lutaram na campanha do forte do Curuzú; conta a história de dois capoeiras que serviram no exercito brasileiro durante o século XIX e se destacaram (e enfrentaram problemas) por serem capoeiras: Cezário Álvaro da Costa e de Antônio Francisco de Melo. 

Vale a pena conhece-los.

O documento:

























































 
 
 
 
 
 


























































































 
 
 




Saiba mais sobre a Comunidade Obafemi Ajamu , entre em contato conosco




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário