terça-feira, 20 de outubro de 2020

( Mestre João Pequeno) O Grupo Obafemi Ajamu do Mestre Caxambu de Ribeirão Preto/SP. Adeus João Pereira do Santos mais conhecido como Mestre João Pequeno descanse em paz /Brasil

 



































Ribeirão Preto Também Tem Capoeira Angola

.Mestre Caxambu de Ribeirão Preto/SP.






.Adeus João Pereira do Santos, mais conhecido como Mestre João Pequeno.
.Não precisa conhecer uma pessoa, pessoalmente para dar o grande respeito que ela merece
.

.Não tive a honra, de conhecer pessoalmente quando foi convidado para participar dos dois eventos que foi realizado em Ribeirão Preto, pelo o grupo cativeiro.

.Eu estava em Minas Gerais, mais fui informado pelos discípulos do Grupo que estava em sua presença, as boas energias pela suas falas e pela a sua ausência.


.A partir desse momento jamais deixei de acompanhar a sua personalidade, pelo o seu trabalho, por algumas músicas e DVD, pelo os seus discípulos e a sua história.

.Eu achei que ia te conhecer , no grande evento que seria realizado no mês de Dezembro de 2011.

.Juntamente com um aluno, de um grande discípulo de sua pessoa. Mas fui informado antes pelo o seu falecimento, fiquei triste por mais uma perda de um Lendário Negro Brasileiro que sempre fez parte, e sempre será a nossa história.

.Mas ao mesmo tempo, fiquei contente pelo o seu descanso e por estar em um bom lugar.

.Faleceu numa Sexta feira dia 09.12.2011 às 14:00h no hospital Teresa de lisieux, em Salvador, Bahia.

 






                  




                    

Mestre Pastinha descende de pai espanhol e mãe baiana, foi batizado em 1889 com o nome de Vicente Joaquim Ferreira Pastinha, na Cidade de Salvador/Ba.

.Conta-se que o princípio de sua vida na roda de Capoeira aconteceu quando tinha 8 anos , sendo seu mestre o africano Benedito, o que ao vê-lo apanhar de um garoto mais velho, resolveu ensinar-lhe as mandingas, negaças, golpes, guardas e malícias da Angola.

.O resultado veio logo aparecer , Pastinha nunca mais fora importunado por ninguém. Para Pastinha, a Capoeira Angola se diferencia da regional por não ter método, ser sagrada e maliciosa. Com 84 anos, doente e fisicamente debilitado, foi viver no Pelourinho em um pequeno quarto, com sua segunda esposa, Dona Maria Romélia.

.Deixando a antiga sede da academia devido aos problemas financeiros, o único meio de sobrevivência, vinha dos acarajés que vendia a esposa.

.Em Abril de 1981, participou da ultima roda da sua vida.

.Uma sexta-feira, 13 de Novembro de 1981, Mestre Pastinha morreu aos 92 anos, cego e paralitico vitima de uma parada cardíaca.

.E entre todos, foi Mestre Pastinha o mais conhecido, reencarnado o espírito da capoeira Angola.






                                


 .Mestre João Pequeno.
.
Em 27 de dezembro 1917 nasceu em Araci no interior da Bahia João Pereira do Santos, filho de Maria Clemença de Jesus, ceramista e descendente de índio e de Maximiliano Pereira dos Santos cuja profissão era vaqueiro na Fazenda Vargem do Canto na Região de Queimadas.

.Aos quinze anos (em 1933) fugiu da seca a pé, indo até Alagoinhas seguindo depois para Mata de São João onde permaneceu dez anos e trabalhou na plantação de cana de açúcar como chamador de boi, então conheceu Juvêncio na Fazenda são Pedro, que era ferreiro e Capoeirista, foi aí que conheceu a Capoeira.


.Aos 25 anos, mudou-se para Salvador, onde trabalhou como condutor (cobrador) de bondes e na construção civil como servente de pedreiro, pedreiro, chegando a ser mestre de obras.

. Foi na construção civil que conheceu Cândido que lhe apresentou o mestre Barbosa que era um carregador do largo dois de julho, Barbosa dava os treinos, juntava um grupo de amigos e nos finais de semana ia nas rodas de Cobrinha Verde.



.Mensagem. Mestre Caxambu 
A Sinceridade, nunca vai fazer de você um mentiroso. 
.Mas sim, aquelas pessoas, que acha que você só quer aparecer.














 
 





















































































 
 
 




Saiba mais sobre a Comunidade Obafemi Ajamu , entre em contato conosco




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário