segunda-feira, 19 de outubro de 2020

( Depoimento) O Grupo Obafemi Ajamu do Mestre Caxambu dar um Depoimento da Trajetória de sua vida na Capoeira -Brasil

 







































Antônio Henrique mais conhecido como Mestre Caxambu natural de Ribeirão Preto/SP.

.Conta com atualmente com mais de 27 anos de capoeira, Trabalho e pura dedicação na capoeira.
 
.Aos 13 anos em 1980 no começo de novembro, Fui passar as férias em São Paulo na casa de minha tia Lazinha, perto do aeroporto de Congonhas.
.Pela impaciência de me ver só fechado dentro de casa, me matricularam em uma academia de capoeira cujo o nome do instrutor era Ximbica, Nesse tempo eu não sabia o significado de instrutor e mestre ou ate mesmo de apelidos, com ele eu fiquei  3 meses. 
.De volta para Ribeirão Preto fiquei mais 3 meses  sem treinar. 

.Em 1978 a 1980 no bairro do Jardim Monte Alegre, Presenciei varias apresentações de capoeira na casa de meu tio Domingos, que o seu cunhado com o nome de Macario era praticante dessa luta e com ele seus amigos Tigrao, Cabidão, sorriso, e Paulo cabide e outros.

.Em 1981 mudei para um novo bairro de Ribeirão preto/SP, Quintino face 2 que aos finais de semana jogavam capoeira em um campinho de futebol, me incentivaram a treinar sozinho, pelos treinamentos que tive em São Paulo. 

.Em 1983 meu amigo Eduardo apelidado de Charuto me pediu que eu o acompanhasse em seus treinamentos, gostei e fiz a minha matricula, o nome dado ao Trenel era Oripin, que se formou a Instrutor Oripin, Formado pelo Mestre Regis do grupo Senhor do Bom fim - MG. 

.De muitos sobrou apenas eu, ate  o fechamento da academia.

.Em 1984 no mês de março através de um anuncio no jornal me matriculei na academia do mestre Monteiro com seu corpo deformado por um acidente de trabalho.

. O grupo Cativeiro de Capoeira.
.
.O meu primeiro trabalho como treinel na academia do José do Patrocínio que fica na Rua José Bonifácio em Ribeirão Preto/SP, aos sábados, Foi uma ótima experiência como Capoeirista em minha vida, dai em diante  não consegui parar mais as aulas dadas por mim entre o estado de SP e  estado de Mg.

.Em 2000 me formei a instrutor de capoeira pelo mestre Miguel Machado em 2004 meu Mestre Monteiro saio do grupo Cativeiro, comigo e alguns discípulos  formamos um novo grupo, Liberdade do Brasil Capoeira de Angola e Regional. 

.Em 2005 me formei a contra mestre em Ribeirão Preto, em 2006 me formei a Mestre na cidade de Itajobi-SP com o cargo de diretor técnico  e Desportivo.

.Com a morte do meu Mestre Monteiro em 2006, Fundei na cidade de Ribeirão Preto o Grupo Obafemi Ajamu Ginga Pura Capoeira Angola Brinco de Ouro. 

.Esse trabalho é um fruto de mais de 27 anos de  capoeira com suor e lágrimas da minha vida, Hoje estou com um novo trabalho com meu grupo. 

.O meu objetivo e  divulgar a Capoeira Angola, preservar e resgatar as tradições de nossos antepassados, e  desta forma espero encontrar pessoas que possam contribuir para o  crescimento desta arte, e que a sua essência não se perca.
 
 .No meu entender a Capoeira Angola e um movimento de libertação, formação e crescimento do ser Humano, Usando a frase do mestre Pastinha "A Capoeira Angola é tudo que a boca come, Acredito que ela alimenta o corpo, mais principalmente a  alma". 

.A minha inspiração e força são baseadas em todos os  ensinamentos que tive ao longo dos anos como Capoeirista.
Agradeço ao falecido Mestre Monteiro que me ensinou e  me aconselhou.
 
 .Ao Mestre Paulão Paraná , pelos seus conselhos.
 
.Ao falecido Mestre Matheus, Por me encinar a  Capoeira Angola  e me aconselhar.

.Ao Mestre Suing falecido, pelos  seus conselhos a respeito da Capoeira.

.Ao Mestre Garcia Por me encinar a capoeira de angola e seus conselhos.

.Ao Mestre Açogueiro por me ensinar os movimentos da capoeira.

.Ao Mestre Gordo Passos-MG por acreditar em mim, me respeitar e me apoiar nos momentos mais dificeis  na capoeira em sua cidade.

.Agradeço ao Mestre Valdecir Balbino presidente do grupo Liberdade do Brasil de Ribeirao Preto-SP pelos seus conselhos sua companhia, e por ser meu amigo que  tenho um muito  respeito muito grande ate hoje.

.Agradeço ao mestre Miguel pelos seus conselhos no dia da minha formatura a Instrutor.

.Nome Artistico Caxambu.
 
.Em 1982 no meu segundo emprego com Bar-Man na Cidade de Ribeirão Preto-SP, em um restaurante Italiano cujo o nome da dona nao me recordo ja falecida, em uma de suas ferias  na cidade de Caxambu-MG conheceu um Artesão que obteve muito de sua admiração pelo seu talento e  historia.

.  Ao voltar a Ribeirão Preto, eu ja estava contratado em seu Restaurante, ao passar semanas me observando, ate que um comentaria acabou saindo por um de seus  filhos, que eu era parecido com o Artesão ( Falecido) que ela conheceu em Caxambu em suas ferias.
 
.Pela sua curiosidade perguntou o que eu fazia nas horas livres, e respondi que  gostava muito de fazer estatuetas de madeira, apartir deste momento ela passou a me chamar de Caxambu, Como não sabia do significado, não gostava do apelido me dado.

.Em 1983 quando comecei com o mestre Monteiro ele me deu um novo apelido, o de Pezão.

. Foi quando notei que eu ja tinha um apelido que sem saber ja fazia parte de minha vida. 
.Caxambu! 





















 
 





















































































 
 
 




Saiba mais sobre a Comunidade Obafemi Ajamu , entre em contato conosco




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário