quarta-feira, 21 de outubro de 2020

( Ponto de Cultura ) O Grupo Obafemi Ajamu do Mestre Caxambu de Ribeirão Preto junto com a Comunidade Transformar Ponto de Cultura dia 16 de Julho de 2012-Brasil.

 







































 


2°)-Ponto de Cultura Transformar
Associação Transformar de Ação Sociocomunitária.
.Integrar o programa cultura viva, por meio do convênio estabelecido entre o Ministério. 
.Da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, é para a Comunidade Transformar uma forma de resgate às suas origens. 

.Nascida em 16 de Junho de 1975, no furor da organização da sociedade civil na luta pela cidadania, em um período. 
No qual a liberdade e a censura andavam de mãos dadas, nossa proposta era de estimulo,  fomento e promoção à formação e à produção artístico cultural popular e amadora. 

.Com o passar dos anos, a isso se agregou as ações socioesportiva, sociocomunitaria, socioassistencial e socioeducativa e os movimentos social e estudantil. 

.Atualmente, estes são o mix de nossa atuação, em uma história de 36 anos de referência para a comunidade onde atuamos.  

.Com inicio em dezembro de 2010, o ponto de Cultura Transformar desenvolve suas. 

.Atividades no Centro de Convivência ponto de Cultura Transformar e nos polos avançados (Campos Elíseos, Ipiranga, São José e Valentina Figueiredo). 

.Conta com a colaboração e apoio do projeto Voluntários BB-FIA 2010, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente / Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente  (Projeto Comunidade no Transformar na Medida) e de outros parceiros. 




.Entendemos que o ponto de Cultura Transformar é mais do que uma ideia, um espaço ou uma atividade.  

.É uma ação em rede que busca promover o encontro Inter geracional da população, potencializando iniciativas e fortalecendo identidades culturais, por meio da formação, divulgação e produção artísticas culturais em prol da inclusão social, da redução de vulnerabilidades e da construção da cidadania. 

.Nosso foco concentra-se nos seguintes segmentos artísticos: música; arte visual e cênica; artesanato; arte digital; livro, leitura e literatura; qualificação de agentes culturais e comunicação social aliada à educação patrimonial. 

.As oficinas de capoeira Angola, música, desenho, pintura, dança, inclusão digital, comunicação social, educação patrimonial, artesanato e outras, oferecidas no contra turno escolar, têm sido uma alternativa positiva e proativa para descoberta de dons e talentos, aquisição de potencialidades e construção de sentimentos de pertença. 

.Além disso,  essas oficinas têm propiciado a concretização de trocas culturais e de oportunidades de convivência familiar e comunitária, em contraponto às ofertas socialmente inadequadas oferecidas aos nossos jovens, de vivência de rua, ócio improdutivo, vícios em geral e pratica infracional. 

.Ao completar o primeiro ano de funcionamento, podemos afirmar que o Ponto de Cultura Transformar nos permitiu reforçar as ações socioculturais já empreendidas; realizar uma melhor estruturação delas, ampliando seu potencial de ação; e realiza-las com qualidade (eficiência, eficácia e efetividade)
Contato: (End: Centro de Convivência Ponto de Cultura Transformar, na Rua Major de Carvalho n°23 Telefone: 16) 3961-2112







3°)- Professor Lages.
.Presidente da Associação Amigos do Memorial da Classe Operária-UGT, responsável pelo “Sibipiruna-Ponto de Cultura”
.Quando há um ano e meio diversas entidades e movimentos culturais de Ribeirão buscavam sua qualificação como ponto de cultura, pelo Convênio Minc/Prefeitura, não sabíamos no que ia dar esta tal de rede que seria gerida pelo Pontão de Cultura. 

.Hoje, todos nós sabemos! Sabemos porque aprendemos muitos a compartilhar sonhos e desejos, lutas e labutas do dia-a-dia do fazer cultural, marcado por tamanha diversidade e engajamento. “ 

.Caiu na rede, é ponto!” trata-se da colheita alvissareira de um ano de trabalho que marcou um novo tempo da História da Cultura  em nossa cidade. 

.Tempo de mudança. 

.Os pontos de cultura estão potencializando este grande processo de mudança. 

.E fazem isso por expressarem a cultura em suas dimensões ética, estética e de economia. 

.É um projeto que não se enquadra em qualquer jargão. 

.Ele não é erudito nem popular. 

.“Não se simplifica nas dimensões de “cultura e cidadania” ou” cultura e inclusão social”. 

.Nas palavras do nosso querido Célio Turino, “na dimensão da arte, o ponto de cultura vai além da louvação de uma arte ingênua e simples, como se ao povo coubesse apenas o não elaborado nos cânones do bom gosto. 

.Pelo contrario, busca sofisticar o olha, apurar os ouvidos, ouvir o silêncio e ver o que está escondido.”
.Os ponto de cultura  de Ribeirão Preto têm o que mostrar e querem fazê-lo a partir do seu próprio olhar. 

.Por isso esta bela revista, forma de prestação de contas. 



.Mas muito mais que isso, expressa a idéia de rede que talvez seja um dos maiores ganhos nesta curta trajetória. 

.Sem desconhecer dificuldades, transformadas em desafios, vai se mostrando uma aposta acertada porque tem extrapolado muito mais que uma rede oficial prevista nos editais e contratos. 

.Articula diversas outras iniciativas, espontâneas, autônomas, reivindicatória de direitos, cultivado aliança com o publico e o privado, no cultural, mas também no social, no ambiental e no político. 

.Uma rede muito mais ampla! “Tudo é cultura”, iria dizer de novo Célio Turino.
.Esta ai a nossa responsabilidade maior enquanto Pontão de Cultura Sibipiruna. 

.Caminhar juntos, de mãos dadas, com a plena consciência de que é possível fazer muito mais se estivermos conectados em rede! 
Zelar por este compartilhamento, ressaltar a consciência e a necessidade dela - é a nossa missão.












 
 





















































































 
 
 




Saiba mais sobre a Comunidade Obafemi Ajamu , entre em contato conosco




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário