segunda-feira, 2 de novembro de 2020

(Depoimento) O Grupo Obafemi Ajamu do Mestre Caxambu Ribeirão Preto/SP. Arte Negra Capoeira Angola.. Depoimento dos alunos-Brasil

 






































GRUPO OBAFEMI AJAMU. DEPOIMENTOS DOS FUTUROS ALUNOS DESTA ARTE-LUTA QUE É CAPOEIRA DE ANGOLA

ARTE NEGRA SÓ ANGOLA.

Arte negra brasileira em nossos filhos a capoeira, história e brincadeiras existem há muitos e muitos anos. 

Não sabemos quem os inventou só sabemos que eles são até hoje transmitidos de boca em boca, de pai para filho, em todos os lugares de nosso planeta. 

Por isso mesmo eles fazem paste do folclore.

FOCLORE É O “SABER DO POVO”,ISTO É,TUDO O QUE UM POVO SENTE,PRODUZ,FALA,CONTA,CONSTRÓI E, ATE MESMO, BRINCA

Criar uma brincadeira seriamente com técnica dentro da capoeira angola é uma tarefa interessante e divertida. 

Cada aluno pode apresenta uma forma diferente nas aulas de capoeira de angola, de acordo com a imaginação de quem o cria e constrói.


MINHA VERSÃO.

Em (1991) quando eu comecei a caminhar sozinho sem nem uma orientação de meu mestre na cidade de Ribeirão Preto/SP. 

Bairro Centro, Rua: José Bonifácio, no salão José do Patrocínio, aos sábados. 
Ficando a penas quatro (4) meses, mas o interessante é que os alunos eram crianças e meninas adolescentes. 
Na cidade de Jardinópolis/SP, na academia arte-livre em 1991 a 1992, o resultado era os mesmo. 

Em 1994, eu mudei pro estado de minas, na cidade de Passos-MG. Nos quatro (4) locais que atuei como monitor de capoeira, o resultado era os mesmo eu fiquei aos cantos pensando porque comigo era diferente, por que não adultos para mostrar o meu trabalho como capoeira. 

Conversando com alguns pais de alunos e outras pessoas que não tinha nada haver com a capoeira, mas observava as minhas caminhadas que o meu modo de pensar estava errado, que o dom não é para quem quer mais pra quem tem cada pessoa tem seu próprio dom. 

Foi neste dia que eu adotei esta frase é o novo que ajunta com o velho, não o velho que ajuntas com o novo. 
Quero dizer que o conselho que foi dado a mim, não foi por acaso eu estava perdido em meu caminho, mais a escolha tinha que ser feita, plantar a semente, ou comer os frutos do vizinho. 

Em 1999 numa quarta feira no mês de junho voltei para a cidade de Ribeirão Preto, e plantei a semente, eu vi brotar, vi crescer, vi a grande arvore que se formou, vi os frutos crescerem, muitos pararam com a capoeira, estudam, trabalha, casou, alguns morreram outros se mudaram para outras cidades.

Poucos ficaram, mas eu sei e venho afirmar onde quer que eu esteja, onde eles estiverem não se esquecerão de mim.

MESTRE CAXAMBU







DEPOIMENTOS DOS ALUNOS

(1º)-
O meu nome é Maria Victoria tenho 8 anos Eu gosto de fazer capoeira de angola porque ela faz com que eu movimente todos os meus músculos.
 Com a capoeira eu aprendi ter mais disciplina
O movimento que eu mais gosto é fazer o Aú . 
--------------------------------------------------------

(2º)-
Eu mechamo Gabriéle F.de.S.Queroz tenho 10 anos Eu faço capoeira de Angola a meses com mestre caxambu.
Na comunidade transformar, é muito bom a nossa capoeira e legal e divertida que anima nossa capoeira.
............................................................................................................

(3º)-Meu nome é Guilherme Isaac, Tenho 6 anos, Eu adoro a capoeira de Angola

...................................................................................................

(4º)-Meu nome é Tauane P. R .Marsiglio Tenho nove anos faço parte do grupo Obafemi Ajamu, Eu gosto de capoeira de Angola, ela é muito legal, gosto dos movimento e dos batizado e ganhar cordão da capoeira, e dos meus amigos, do mestre caxambu e dos instrutores.



(5º)-Meu nome é Tauan E.R.Marsiglio Tenho 7 anos,faço parte do Grupo Obafemi Ajamu, gosto muito de capoeira, gosto do Mestre caxambu, gosto da roda , gosto dos movimentos da capoeira e gosto de falar AXÉ



(6º)-O Meu Nome é Marcel Tenho 11 anos faço capoeira de Angola, eu gosto muito de fazer a capoeira eu comecei no mês de Março de 2011, ela me traz paz como eu estivesse jogando um vídeo- gueime é bom de mais. 

Os movimentos que eu mais gosto de fazer é o Aú , rabo de arraia , Aú agulha e gingar.
O Meu Grupo e´Obafemi Ajamu
 -------------------------------------------------------------------------

(7º)-Meu nome é Vanessa mas meu apelido é Lindinha. 
Na capoeira do grupo Obafemi Ajamu o instrutor Cícero fala que eu aprendo rápido, eu amo a capoeira, gosto dos movimentos e ritmos, com bastante esforço e vontade eu consigo, eu gosto de fazer o aú mas eu tenho medo . 
A Capoeira virou vida e faço de tudo para não sair. Obrigado ao Instrutor Cícero, ao Mestre Caxambu. 
---------------------------------------------------------------------------

(8º)-Meu nome é Adenilson Carvalho de Sousa , nasci em minas Geras tenho 13 anos de idade e morro aqui em Ribeirão Preto/SP, a 7 meses e quando cheguei no condomínio conquista conheci o instrutor Cícero, e ele falou sobre a capoeira de Angola, e me interessei pela a capoeira, conheci vários alunos e já estou pensando na minha graduação . 
Me cinto feliz de estar no grupo Obafemi Ajamu. 
Obrigado ao instrutor Cícero e ao Mestre Caxambu. 
------------------------------------------------------------------------------

(9º)-Meu nome é Bárbara eu comecei a capoeira com 11 anos, eu estou gostando muito ,é muito interessante e não vejo a hora de ganhar a graduação, e por isso tenho que trenar muito. 

Instrutor Cícero é legal ele ensina muito bem, ele é bravo, mas ensina tudo. 
O brigado ao instrutor Cícero ao Mestre do grupo Obafemi Ajamu. 
-----------------------------------------------------------------------------------




(10)-Meu nome é Bruno Henrique Francisco Feliciano, comecei a capoeira no mês de Março de 2011 eu gosto de capoeira de Angola, eu gosto de berimbau, eu gosto de pandeiro, e gosto de jogar e gosto do grupo Obafemi Ajamu , e gosto do instrutor Cícero.

-------------------------------------------------------------------------------








(11)-Eu me chamo Luis Henrique, eu faço capoeira de Angola, estou gostando muito de fazer. Meu Mestre Caxambu já me insinuou vários golpes estou notando melhoras no meu corpo pois me movimentava muito e agora me movimento mais. 
-----------------------------------------------------------------------------------

(12)-Meu nome é Mauricio . Pratico capoeira de Angola com o Mestre Caxambu a alguns meses já sinto muitas melhoras no meu dia a dia pois tenho mais animo no meu dia mais o principal e ver meu filho praticando um esporte pois atrás da capoeira ele esta melhorando comigo , conversando mais confiado em mim. 
-----------------------------------------------------------------------------

(13)-Meu nome é Bruna tenho 18 anos comecei com 9 anos na capoeira, em 2008 comecei a trenar no grupo Obafemi Ajamu com o Mestre Caxambu, a capoeira de Angola fez muito bem a minha vida, pois fiz muitas amizades, aprendi muito sobre a cultura negra e sem dizer que fez muito bem a minha saúde. 
-----------------------------------------------------------------------------------




(14)-Meu nome é Alan Nunes, tenho 12 anos comecei a capoeira de Angola, com 7 anos no grupo Obafemi Ajamu . 
Eu fiz muitas amizades e fiz o meu aniversario na comunidade transformar. Eu já sabia gingar, mais o que eu gostava de fazer era saca rolha, gancho, e parafuso . 
Fiquei ate os 10 anos no grupo. (Obrigado Mestre Caxambu). 
-----------------------------------------------------------------------------------

(15)-Meu nome é Stéffane tenho 12 anos eu entrei na capoeira com 9 anos e sai com 11 anos eu, fiquei 2 anos na capoeira de Angola mais, depois sai. Acapoeira mi fez, muito bem . 
Eu voltei com 12 anos. Porque o grupo Obafemi Ajamu e o Mestre Caxambu eles são legais e eu, gostei muito por que eles mi respeitaram . 
-----------------------------------------------------------------------------










(16)-Meu nome é Danilo Fernando Amâncio, tenho 16 anos e comecei a praticar a capoeira de Angola aos 13 anos, no pólo campos Elísio com o mestre caxambu. 

Aprendi muitas coisa e parei por motivos pessoais. 
Depois de um anos comecei a praticar a capoeira no pólo Ipiranga
Com monitor Erick do grupo Obafemi Ajamu onde fiquei durante 5 meses, obrigado ao mestre caxambu e ao monitor Erick por ter ensinando e me respeitar . 
---------------------------------------------------------------------------
(17)- Meu nome é Frediano Ferreira da Silva, frequentei o curso de capoeira de Angola, no projeto da Comunidade Transformar pela Arte e pela Cultura.
 No bairro Campos Elíseos, comecei em 2009 e parei em 2010. 

Por motivo de trabalho, não queria mais fui obrigado, a prendi muito no grupo Obafemi Ajamu , obrigado ao mestre caxambu pela a paciência que teve comigo.
-----------------------------------------------------------------------------------




(18)- Meu nome é Taylon Dangellis Silva, comecei a capoeira de Angola no bairro do Jardim Independência, no centro desportivo ária de laser com o monitor zumbi do grupo Obafemi Ajamu. 

Em 2009 passei a praticar o curso de capoeira de Angola no projeto pela Arte e pela Cultura na comunidade transformar. 

Eu gostava de fazer a capoeira de Angola , tive algumas dificuldades em alguns movimentos, mais o apoio que o mestre caxambu dava a mim e outros nuca cheguei desanimar.
 ----------------------------------------------------------------------------------

(19)- Meu nome é Tayla Jennifer da Silva, frequentei o curso de capoeira de Angola no bairro do Jardim Independência, no centro desportivo ária de laser, com monitor zumbi do grupo Obafemi Ajamu. 
Em 2009 passei a pratica o curso de capoeira de Angola no projeto de apoio a infância e juventude da família. 

Eu tinha facilidade de a prender os movimentos de capoeira, mais eu tinha vergonha eu era tímida de mais, com o apoio do mestre caxambu consegui me recuperar .
 ----------------------------------------------------------------------------------







 
 





















































































 
 
 




Saiba mais sobre a Comunidade Obafemi Ajamu , entre em contato conosco




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário