sexta-feira, 23 de outubro de 2020

( Participou palestra) Mestre Caxambu do Grupo Obafemi Ajamu de Ribeirão Preto/SP, junto com a ONG Gada. Participou de uma palestra de Sinazer no dia 30 de Novembro de 2012 na Cidade de São José do Rio Preto /SP-Brasil.

 









































.Lei do SINASE é sancionada.

.Nova legislação fixa parâmetros para execução das medidas socioeducativas e prevê novas fontes de financiamento

Entra em vigor em 90 dias a Lei 12.594/2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

 O texto, sancionado nesta quarta-feira (18 de janeiro) pela presidente Dilma Roussef, reúne princípios, regras e critérios para a execução de medidas socioeducativas e para programas de atendimento ao adolescente autor de ato infracional.

De autoria do Poder Executivo, o projeto que resultou na Lei do SINASE passou por votações na Câmara e Senado, antes da sanção presidencial.

Antes da aprovação, o SINASE existia somente como resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o que, em tese, permitia que fosse alterado mais facilmente, dentre os conselheiros membros. 

Agora, como lei, ganha estatura legislativa semelhante à do ECA e só pode ser mudado a partir de um novo projeto de lei.

Uma das novidades do texto sancionado é a criação de planos de atendimento decenais. 

O primeiro a ser elaborado será o Nacional, que servirá de parâmetro para os planos estaduais e municipais. 

Cada plano deverá ser revisto a cada três anos, por comissão de técnicos e autoridades do Ministério Público, Judiciário e Conselhos Tutelares. 
A lei não fixa prazo para a formulação dos planos.

Outra inovação é a possibilidade de novas fontes de financiamento para os sistemas socioeducativos nacional, estaduais e municipais – antes, somente recursos dos orçamentos das prefeituras, governos estaduais e União e dos fundos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (nas três esferas) eram destinados para programas socioeducativos.

Dentre as novas fontes, constam o Fundo de Amparo ao Trabalhador, o Fundo de Prevenção, Recuperação e de Combate ao Abuso de Drogas e o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação.
.
Por conta das novas possibilidades de financiamento, é preciso dizer que a Lei do SINASE trata não apenas da execução das medidas socioeducativas. 

Ela abrange também os procedimentos gerais e os atendimentos individuais, a atenção integral à saúde do adolescente em atendimento (com previsão específica para casos de transtorno mental e dependência de álcool ou substância psicoativa), os regimes disciplinares e a oferta de capacitação para o trabalho.

A lei recomenda a individualização do plano de execução das ações corretivas, levando em conta as peculiaridades de cada adolescente, como o registro de doenças, deficiências e dependência química.

 O princípio da não discriminação do adolescente, em razão de etnia, gênero, nacionalidade, classe social, orientação religiosa, política ou sexual, é outro norteador das ações socioeducativas abrangidas pelo SINASE.
Vetos

A presidente Dilma Rousseff vetou sete pontos do projeto aprovado pelo Congresso, entre os quais dois dispositivos que previam a possibilidade de tratamento de adolescentes com deficiência mental ou problemas de dependência de álcool e drogas na rede privada, custeado pelo poder público.

Também foi vetado artigo que determinava que as unidades destinadas à internação feminina deveriam dispor de infraestrutura para atendimento de emergência a adolescentes grávidas, em trabalho de parto ou convalescentes.

Em ambos os casos, a presidente argumentou que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a estrutura necessária para o atendimento aos menores infratores.

Saiba mais sobre o Sinaze.

www.fundacaocasa.sp.gov.br/index.php/noticias-home/1267-leidosinaze-e-sancionada*Com base em texto publicado pela Agência Senado






 



 



 



 





 



 



 



 







 



 



 



 







 

 .Mestre Caxambu Também participou na Cidade de São José do Rio Preto, com alguns Capoeirista de varias Cidades do Estado de São Paulo/SP.
.O novo Planejamento de aula de 2013

 




 



 















 
 





















































































 
 
 




Saiba mais sobre a Comunidade Obafemi Ajamu , entre em contato conosco




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário