sexta-feira, 16 de outubro de 2020

(Eu sou Angoleiro ) O Grupo Obafemi Ajamu do Mestre Caxambu com o Projeto: Eu sou Angoleiro de Ribeirão Preto/SP, junto com a Comunidade Transformar do Polo Campos Elíseos -Brasil

 





































 




 GRUPO OBAFEMI AJAMU GINGA PURA CAPOEIRA DE ANGOLA E A COMUNIDADE TRANSFORMAR DE RIBEIRÃO PRETO-SP. PONTO DE CULTURA.
Aulas grátis de capoeira



.A aplicação do conceito de gestão compartilhada e transformadora para os pontos de cultura tem por objetivo estabelecer novos parâmetros de gestão e democracia entre estado e sociedade. 

.No lugar de impor uma programação cultural ou chamar os grupos culturais para dizerem o que querem (ou necessitam), perguntamos como querem. 

.Ao invés de entender a cultura como produto, ela é reconhecida como processo. 

.Este novo conceito se expressou com o edital de 2004, para seleção dos primeiros pontos de cultura invertemos a forma de abordagem dos grupos sociais e o ministério da cultura disse quanto podia oferecer e os proponentes definiam, a partes de seu ponto de vista e de suas necessidades, como aplicariam os recursos. 

.Em algumas propostas o investimento maior vai para a adequação física do espaço, em outras, para a compra de equipamentos ou, como na maioria, para a realização de oficinas e atividades continuadas. 

.O único elemento comum a todos é o estúdio multimídia, que permite gravar músicas, produzir audiovisual e colocar toda a produção na internet. 

.Ponto de cultura é um conceito de política pública. 

.São organizações culturais da sociedade que ganham força e reconhecimento institucional ao estabelecer uma parceria, um pacto, com o estado. 

.Aqui há uma sutil distinção: O PONTO DE CULTURA não pode ser para as pessoas, e sim das pessoas, um organizador da cultura no nível local, atuando como um ponto de recepção e irradiação de cultura. 

.Como um elo na articulação em rede, o ponto de cultura não é um equipamento cultural do governo nem um serviço. 

.Seu foco não esta na carência, na ausência de bens e serviços, e sim na potência, na capacidade de agir de pessoas e grupos. Ponto de cultura é cultura em processo, desenvolvida com autonomia e protagonismo sócia.
 
(2)-PONTO DE CULTURA.
 
.O mestre caxambu. Presidente do grupo Obafemi Ajamu foi convidado pela a diretoria da comunidade transformar do polo campos Elísio a participar do ponto de cultura de Ribeirão Preto/SP. 

.Uns dos coordenadores desta arte-luta Afro-brasileira. 

.A capoeira  Angola na comunidade transformar, as próprias, crianças e os adolescente fizeram que o grupo Obafemi Ajamu crescesse desta arte-luta, com trabalho e suor e dedicação a cada um deles. 

.O ponto de Cultura Capoeira  Angola integra a comunidade transformar pela cultura tradicional e se recriar nas atividades.











 





 









 











 
.AULA. DE CAPOEIRA ANGOLA.

1-Seqüência dos movimentos dos golpes
2-Seqüência de floreios
3-toques de berimbau
4-aula de cantos
5-roda de capoeira
6-palestra a respeito dos movimentos dos golpes
7-como aprender a fazer música de capoeira de angola
8-macule lê
9- puxada de rede de xarel
10-samba de roda de capoeira. Etc.

MENSAGENS.
Ser capoeirista é ter responsabilidade, inda mais seno capoeira de angola, agente tem a obrigação e a grande responsabilidade de proteger esta arte-luta deixada pelos nossos ancestrais. 

.Se na época de humilhação e sofrimento, eles conseguiram manter viva as suas tradições. Nós também podemos. 

.A muitas pessoas no Brasil ou em outros pais, que conhece a capoeira pelo o símbolo que é o berimbau. 

.Malsabe eles que além da capoeira de angola tem vários estilos de capoeira.
A Capoeira Angola, ela tem que ter estilo e ritmo, valorizar bem, enriquecer as ladainhas os cantos corrido e não deixar que si acabem com as músicas antigas de Capoeira Angola. 

.É o passado que reforça o presente, é o presente que reforça o futuro muitas pessoas tem saudades de seu passado, poucas não querer nem saber. 

.É o novo que se junta com o velhos, e não o velho que se a junto com o novo.

.Muitos falam que os Angoleiros vivem no passado, mais nós sabemos que um pequeno vacilo a Capoeira Angola sai do mapa. 

.MESTRE CAXAMBU.

.SAIBA MAIS SOBRE A COMUNIDADE TRANSFORMAR 
www.comunidadetransformar.com.br


 
Primeiro exposições de mascaras afro brasileira
Acompanhado do 5º ano do grupo
Obafemi Ajamu e o 2º encontro estadual de capoeira de Angola brinco de ouro .

 



















 
comemora no Mês de Novembro o cinco anos (5º) Arte e 

Cultura, e suor e Lacrimas do Grupo Obafemi Ajamu, 

mantendo as tradições e costumes da Capoeira Angola em

Ribeirão Preto – SP.
 
.Primeira (1º) Exposição de Mascara Afro- Brasileira na Comunidade Transformar, no dia 20 de Novembro. 

.Si Comemora o dia da Consciência negra em Ribeirão Preto – SP .

 
BREVE, EXPOSIÇÃO DE MASCARA AFRO-BRASILEIRA






.É impossível traças uma linha nítida entre as culturas primitivas já desaparecidas e as que ainda sobrevivem em todos os continentes, exceto no Brasil, pois as atuais são herdeiras daquilo. 

.É preciso recordar que inúmeras culturas primitivas existiram no Brasil. 

.Quiseram compreender as chamadas culturas primitivas e a sua arte, precisamos considerar todas idéias dedicação, desde as mais primavas, de que temos alguns conhecimento,até aquelas que ainda persistem no mundo de hoje.

.A história da arte possibilita-nos, de fato, identificar e descobrir elementos de continuidade cultural na forma dos motivos artísticos que uma cultura transmite a outra, e estabelecer os elos que ligam os povos primitivos de qualquer período, tanto a seus vizinhos contemporâneos, como seus antepassados.

.A arte negra africana que chegou ao Brasil, propriamente dita, e em especial a escultura, é extremamente uniforme e confinada a áreas em que a população se dedica à agricultura organizada. 

.Evoluiu exclusivamente do culto aos antepassados. 

OS símbolos de plantio e germinação, a vida brotando da morte, tem sido os fatores determinantes na cosmologia desses povos camponeses, e toda a sua arte neles se enraíza. 

.Suas imagens representam os antepassados, as mascaras, os espíritos dos ancestrais, e em sua arte decorativa ambos esses motivos são empregados em profusão=grande quantidade.

. A cosmologia e estilo artístico. 

.Pouco pode ser dito de maneira definitiva quanto à antigüidade da arte negra. 

.A escultura é quase toda elaborada em madeira, como provavelmente sempre foi, com o resultado de que facilmente se deteriora. 

.As primeiras descobertas indicativas de grande passado para a arte negra.









 
 





















































































 
 
 




Saiba mais sobre a Comunidade Obafemi Ajamu , entre em contato conosco




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