sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O Grupo Obafemi Ajamu Capoeira Angola do Mestre Caxambu de Ribeirão Preto/SP, com o significado do Brasão do Grupo -Brasil





 
 
 

 
 

 
 
 
 
 

 

.BRASÃO  DO GRUPO OBAFEMI AJAMU CAPOEIRA DE ANGOLA MESTRE CAXAMBU.

.DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO.

.É constituída por dois (2) berimbaus diagonal, preto e amarelo ouro no meio uma mascara preta e com o olho amarelo.

 .O Símbolo e claramente inspirado na mascara representa mais de quarenta (40) por sento dos negros africano trazido para o Brasil.

.O BERIMBAU REPRESENTA.

.Um instrumento de angola e arte-luta e cultural afro-brasileiro que é a capoeira de angola.


.A COR  AMARELO OURO REPRESENTA.

.O sol a energia as riquezas minerais que um povo ajudou a descobrir.


.O AZUL REPRESENTA AS GRADUAÇÕES.

.Lealdade, sabedoria, conhecimento, generosidade, saúde e cura.    


. 2)-AS ACADEMIAS.

.As academias são autônomas quanto às suas manutenções, mas todas adotam.

.O mesmo nome, logotipo, uniforme; graduação; metodologia de ensino e, acima de tudo, o respeito pelas tradições e filosofia desta arte-luta e cultural.

.É objetivo comum criar em nossas academias um espaço onde o aluno (praticante) compareça unicamente por prazer e desejo de aprender capoeira, encontrando um ambiente propício ao seu desenvolvimento técnico adequado e um relacionamento igualitário com os demais alunos (praticantes), mestre, contra mestre, instrutor, monitor.

-3)  -O UNIFORME.

 .O uniforme tradicional é a roupa usada pelo escravo, calça (no meio da perna, segura por um cordão) e abada, ambos de algodão cru.

 .O GRUPO OBAFEMI AJAMU, adota asse mesmo uniforme com logotipo padrão (e nome da cidade).

. Os praticantes deverão estar sempre devidamente uniformizados, inclusive com o respectivo cordão.

.Ao aluno cabe manter limpo e completo o seu uniforme, comparecendo  sempre com ele, em qualquer que seja o evento capoeirista.


4)-O BATISMO.

  .O BATISMO É UMA FESTA PARA A QUAL SÃO CONVIDADOS MESTRES, INSTRUTOR, CONTRAMESTRE DE OUTRAS ACADEMIAS (associações, grupos), muitas vezes de cidades e estados diferentes Nele, o iniciante fará um jogo com qualquer um do mestre ou instrutores convidados que, evidentemente, diante de sua superioridade técnica, levará vantagem sobre o aluno, aplicando-lhe uma queda, quando então este será considerado praticante de capoeira.

. É evidente, também, que sendo a queda o objetivo da luta, qualquer distração, por menor que seja, provoca a queda do melhor capoeirista, daí a necessidade de cautela, malicia e inteligência viva, que somente se adquire com muito treinamento e cuidados com a saúde.


 5)-INFORMAÇÕES GERAIS.

.O aluno; desde o inicio, devem procurar assimilar tudo o que lhe for possível, principalmente, o nome dos golpes, os movimentos e caracteres da luta, toques de berimbau e sequência de floreios etc.  

6)- OS GOLPES.

 .PONDEMOS, DIDATICAMENTE, DIVIDIR OS GOLPES DE CAPOEIRA EM TRALMÁTICOS E MORTAIS.

.Contudo, dependendo da situação (região do corpo que atinge, ou a queda), quaisquer golpes desequilibraram ou traumático poderá ser mortal Existem, além dos golpes principais, variações de cada golpe que são frequentemente denominados diferentemente em cada região do país .. 

. Abaixo, relacionados alguns golpes e suas  variações mais comuns, que o praticante de capoeira precisa saber .

.GOLPES TRALMÁTICOS E SUAS VARIAÇÕES.

1-meia lua de frente

2-bênção

3-martelo

4-chapa lateral

5-queixadas laterais

 6-meia lua de compasso

7-meia lua  solta

8-rabo de arraia

9-armada giratória

10-chapa giratória

11-parafuso

12-gancho

13-martelo de chão etc.

 

GOLPES DESEQUILIBRANTES E SUAS VARIAÇÕES.

1-vingativa.

2-banda de costas.

3-arrastão.

4-boca de calça.

5-rasteira baixa.

6-rasteira alta.

7-tesoura de costas.

8-tesoura de frente.

9-tesoura em ambas as pernas.

10-tesoura em uma perna.

11-rasteira de mão.

12-banda trançada etc.


  7)-GRADUAÇÃO NA CAPOEIRA  ANGOLA.

.Originalmente, não havia qualquer graduação na capoeira As graduações eram baseadas nos nossos primeiros mestres primitivos dos meios rurais e urbanos, super-heróis da Bahia, como.

.Besouro de mangangá, mestre pastinha, mestre aberre, mestre Waldemar  da liberdade, mestre traíra, mestre gato preto, mestre caiçara, mestre pópó, mestre canjiquinha, mestre João pequeno mestre João grande, mestre curió, mestre cobrinha verde, mestre Tonho de maré . 

Mestre Moraes, etc.  

.Posteriormente, na década de 70 ,quando a capoeira é declarada (Esporte Nacional), para que fossem possíveis as competições, e introduziram-se as graduações de capoeira no BRASIL.

.Segundo o sistema oficial desportivo dos pais, a graduação era baseada na bandeira brasileira.

.Outros grupos adotaram cordas, faixas, cordões e fitas sem nenhum compromisso real, honesto, com quem criou esta arte e luta afro-brasileira.


8)-GRADUAÇÕES DO GRUPO OBAFEMI AJAMU.

.Fiel as raízes da Capoeira Angola, que são essencialmente afro-brasileiras, o GRUPO OBAFEMI AJAMU.

.Adota uma graduação em cores ligadas às tradições da natureza  , justamente porque eram  cordões, cordas e tiras que o negro segurava suas calças feitas de algodão cru.

.Os  eventos do grupo obafemi ajamu  são realizados uma vez por ano em cada  local de trabalho, porém os  alunos têm o tempo suficiente para valorizar os .seus  treinamento. 

 O aluno, desde o inicio, deve procurar assimilar tudo o que lhe for possível, principalmente, o nome  dos golpes, os movimentos e caracteres da luta, toques de berimbau  etc.


9)-APRENDIZADO  ANUAL DO GRUPO OBAFEMI AJAMU.

1-(ANO) BATISMO DE CAPOEIRA.

-GIMGAR CORRETAMENTE

-FAZER A SEQÜENCIA DA CAPOEIRA ANGOLA DO 01 A O8 GRUPO

-TER NOÇÃO DE JOGO

2-(ANOS) CAPOEIRA ANGOLA.

-GINGAR PERFEITAMENTE

-TER CONHECIMENTOS HITÓRICOS BÁSICOS

-CONHECER E APLICAR GOLPES E SUAS DEFESAS

-FAZER COM  TECNICA E PERFEIÇÃO A SEQÜENCIA DE ANGOLA.

.TOCAR DOIS TOQUES DE BERIMBAU, PANDEIRO, ATABAQUE E AGOGÔ.

.FAZER ALGUM TIPO DE FLOREIO.

3-(ANOS) CAPOEIRA  ANGOLA.

.FAZER  SEQÜENCIA DE MOVIMENTO DE GOLPES

.TOCAR QUATRO TOQUES DE BERIMBAU E OS OUTROS INSTRUMENTOS.

.FAZER MACULELÊ

.FAZER DIVERSOS FLOREIOS.

.FAZER SOZINHO A SEQÜENCIA DE ANGOLA.

.TER CONHECIMENTOS E HITÓRICO DA CAPOEIRA

-SABER ORIENTAR OS ALUNOS INICIANTES.

-FAZER O JOGO DE ANGOLA.

-CANTAR LADAINHA E CANTO CORRIDO.


4-(ANOS) CAPOEIRA ANGOLA.

-SABER ORIENTAR CORRETAMENTE, DENTRO DOS ESQUEMAS DO GRUPO, UMA AULA PARA ALUNOS  

-SABER TRÊS TOQUES DE CAPOEIRA DE ANGOLA.

-TER CONHECIMENTOS HITÓRICOS E SOCIAIS SOBRE CAPOEIRA.

-SABER COMANDA UMA RODA DE CAPOEIRA.

SABER SAIDA  DO PÉ DO BERIMBAU.

-SABER AS TÁTICAS DE JOGO,OBSERVANDO O  ADVERSÁRIO.

-ESTAR INTERAMENTE FAMILIARIZADO COM OS CONHECIMENTOS MINIMOS DAS OUTRAS GRADUAÇÕES.

5-(ANOS) CAPOEIRA  ANGOLA.

-SABER A SEQÜENCIA DA CAPOEIRA ANGOLA

-DAR AULA COM DESENVOLTURA

-ESTAR EM BOA FORMA FÍSICA E TÁTICA, SEMPRE

-ESTAR EM CONSTANTE EVOLUIÇÃO COM OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS

-FREQÜENTAR OS BATIZADOS DO GRUPO E DE OUTRAS ACADEMIAS 

-SEQÜENCIA DOS GOLPES E FLOREIOS:

-saber se posicionar sobre os temas da capoeira de angola

-fazer um trabalho sistemático de difusão dos  princípios da capoeira de Angola, mesmo quando não estiver dando aula, em auxilio a um outro colega que esteja junto aos alunos

-saber fazer macule lê

-  fazer quatro toques de capoeira angola

-estar familiarizado com os conhecimentos mínimos das outras graduações

COM 10-(ANOS) DE CAPOEIRA ANGOLA COM DEDICAÇÃO  PACIÊNCIA E SABEDORIA

SI TORNA UM INSTRUTOR E UM QUASE CAPOERISTA.


-ESTAR SENDO ÚTIL À DIVULGAÇÃO DA CAPOEIRA E DO GRUPO

-ESTAR EM EXCELENTE FORMA FÍSICA E TÁTICA

-FAZER COM DESENVOLTURA TODAS AS EXIGÊNCIA DAS GRADUAÇÕES ANTERIORES

-ESTAR COM NIVIL TÉCNICO SEMELHENTE AOS OUTROS FORMADOS DO GRUPO

-ESTAR COM DISPOSIÇÃO DE FAZER ALGUM TRABALHO TEÓRICO OU PRÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPOEIRA E DO GRUPO

17-(ANOS) DE CAPOEIRA DE ANGOLA SITORNA-SE  COMTRA MESTRE.


-DISCIPULO QUE DEVE SE DESTACAR NA ACADEMIA BASEANDO-SE NAS VERDADES DOS GRANDES MESTRES

-DEVE COMPROMETER-SE COM A HISTÓRIA VERDADEIRA

-DEVE TER IDENTIDADE  PRÓPRIA

-DEVE DEFENDER OS PRINCIPIOS VERDADEIROS DOS GRANDES  MESTRES E DO GRUPO OBAFEMI AJAMU ,DENTRO E FORA DA RODA DE CAPOEIRA

25 (ANOS) DE CAPOEIRA ANGOLA SITORNA-SE MESTRE   MAIS MAL SABEMOS QUE ARRESPÓNÇABILIDADE ESTAR POR VIM,SITORNA-SE UM CAPOERISTA.


-TER UM TRABALHO EFETIVO EM PROL DA CAPOEIRA

-TER RESPEITO POR SEUS DISIPULOS E AS PESSOUAS QUE  ESTÃO AO SEU REDÓR

-TER VIVÊNCIA NA ARTE-LUTA COMO CULTURA E ESPORTE

-SUBMETER-SE À AVALIAÇÃO DE MESTRES ANTIGOS E CONCEITUADOS

-TER PRETENSÃO DE DAR COTINUIDADE  AO APRENDIZADO DA CAPOEIRA DE ANGOLA  

.MESTRE CAXAMBÚ  DEPOIMENTO.

Quando eu peguei a primeira graduação mi senti estranho em meus treinamentos na segunda graduação de novo estranhei ,eu não conseguia de cifrar este mistério ,eu fiquei em duvida porque o meu treinamento não dar resultados  passei a observar alguns alunos, instrutores e contra mestre ,ao jogar a suas técnicas não mudava não tinha inovação ,eu escutava alguns deles comentar que tinha dificuldade em seus treinamentos, que sentiam a falta de em novação técnica e novos gingados, foi neste dia que não era o meu treinamento que estava estranho, era  eu porque cada ano e, cada degrau , cada graduações  que eu ganhava pela dedicação e o suor derramado ,eu achava que tinha quedar continuidade a o treinamentos, mais eu estava enganado, tinha que começar tudo de novo o resultado começou aparecer ,mais os amigos e colegas de academia  achava estranho o meu modo de treinamentos, mais só que eu consegui a cada ano modificar a técnica de minha ginga e os movimentos  de  golpes e floreios

 Si  este treinamento servi a você ,faça não espere

  o conselhos é para quem poça ouvir, pensar, e realizar   

11)-O QUE É SER CAPOEIRISTA.   

 .Ser capoeirista é muito mais que aprender a lutar bem .

.É preciso entender as características da luta e sua origem histórico social .

. Ela foi criada pelos africanos em defesa de sua liberdade nada foi escrita, porém, a capoeira tem suas regras muito bem definidas, que foram transmitidas oralmente, de capoeirista para capoeirista.

.  Nada pode ser inventado na capoeira, porque ela provem da prática e não de princípios teóricos, somente podendo ocorrer o aperfeiçoamento ou desenvolvimento técnico.

.   Devido à sua origem história, quando o escravo se via à frente de mais de um opositor, o capoeirista tem que ser “liso”, esperto, oportunista, tendo em vista que na capoeira não existe confronto de força direta.

 .O capoeirista tem que ter como qualidades:  a agilidade, habilidade e flexibilidade, para aplicar e se defender  dos golpes com a mesma rapidez, usando todos os recursos que tiver.

 .Fora da roda ,a defesa de sua liberdade em todos os sentidos, a honestidade consigo mesmo e com as outras pessoas, o respeito ao fraco, tanto quanto ao forte, devem orientar sua vida.

A capoeira dispõe de muitos atrativos:  Prende, monopoliza , empolga, arrebata, seduz


DIAS GOMESescritor brasileiro, alistou-se nas fileiras de seus aficionados:  capoeira é luta de bailarinos, é dança de gladiadores, é duelo de camaradas, é jogo, é bailado, é disputa;   simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade, Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto, A submissão da força ao ritmo .

Da violência à melodia  A submissão do antagonismo.

.       Na capoeira, os contendores não são  adversários, são camaradas, não lutam, fingem    lutar,procuram  geralmente dar a visão artística de um combate.

.Acima do espírito de competição, há neles sentido de beleza. 

 

O CAPOEIRISTA É UM ARTISTA E UM JOGADOR E UM POÉTA .

.A capoeira é uma  arte e o capoeirista é verdadeiramente, o artista  É encanto, é magia, é ginga, e o capoeirista coloca seu corpo como instrumento dessa arte  

.Todos podem aprender general, também douto, procure o mestre pastinha, ele é o professor.                 

.A  capoeira é uma     arte popular, essencialmente simples em sua complexidade, e não há quem, moço ou velho, homem ou mulher, que não possa aprender   É a própria harmonia entre o corpo e a mente, é o universo do qual somos parte     Quem conseguir captar sua essência, certamente evoluirá muito mais rapidamente


12)-  COMO SABEREMOS QUE A CAPOEIRA VEIO DOS NEGROS.

Muitas pessoas sabem que na época da escravidão de todos os povos que veio da África

O que si deu, mais com os índios brasileiros foram os negros bantos, ao passar do tempo as duas línguas se misturaram causando uma grande confusão nas palavras e nomes

O primeiro (1) nome, caxambu,  muitas pessoas de um lado diz ser nome indígena tupi guarani Muitas pessoas do outro lado, diz ser nome africano.
O segundo (2) nome capoeira, sabemos que o nome capoeira é uma palavra indígena, o que causa confusão até hoje. 1979 diziam que a capoeira era dos negros africanos, pela a maioria das pessoas brasileiras não via com os bons olhos, ela era marginalizada, mais mesmo assim os velhos mestres deram continuidade a esta arte-luta

Passando por cima de tudo que era contra, em alguns anos foi surgindo novos estilos de capoeira tentando dominar esta arte-luta, confundindo os alunos e discípulos com a fala que a capoeira, ela é brasileira e não afro-brasileiro   

A PERGUNTA CONTINUA  COMO SABEREMOS QUE A CAPOEIRA VEIO DOS NEGROS.

Sabemos que a herança de pai para filho, de mestre para o aluno, de capoeirista para capoeirista  

Dirigir nossas perguntas a uma outra parte importante da capoeira, a música, mais exatamente

As canções de capoeira,  Isto nos dar a vantagem de encontrarmos nelas, as mais antigas testemunhas da existência da capoeira.   O conheci mento dos velhos e falecidos mestres se perpetuaram através das canções de capoeira    Então, buscamos primeiramente a resposta as nossas perguntas ,nas canções de capoeira   Onde repousa a origem da capoeira e suas canções


 Em seguida, esta ladainha parece esclarecer de uma vez por todas a pergunta sobre a origem da capoeira, quando canta  CAPOEIRA VEIO DA AFRICA, AFRICANOS QUE NOS TROUXE.

 Os africanos trouxeram a capoeira para o Brasil, então a capoeira vem da África também esta claro, que estes africanos eram escravos. O que se torna mais evidente quando, por exemplo se fala de um negro desconhecido que poderia ser um escravo:

Quando em outra canção por exemplo, se canta sobre o negro de uma senhora, que custou um dinheiro ganhado com esforço, e este era, o que ensinava mandinga  Assim, sabemos através das cações que a capoeira não vem de angola, pelo menos La  existiu e que, de qualquer modo foi pratica pelos escravos angola nos, pois nesta canção não se fala da capoeira em si, senão da capoeira angola


CANTO CORRIDO.

1º)-capoeira veio de angola, não vem da Bahia não  Capoeira veio de angola, não vem da Bahia
Não.

2º)-Eu sou angoleiro ---------- angoleiro eu sei, que eu sou
Coral- eu sou angoleiro.

3º)-negro é negro, veio La de angola, trouxe capoeira  na sua sacola,  Olha o negro,  olha o negro  olha o negro meu sinhô

 4º)-Que navio é esse-------que chegou agora
É o navio negreiro, com escravos de angola

5º)-Ai meu tempo faz tanto tempo, que o meu tempo não volta ma,  Quando os negros de aru anda, cantavam todos iguais

6º)-Navio -----negreiro de angola, tem dó do negro, Du negro nagô  Navio negreiro CORAL: navio negreiro de angola, tem dó do negro Du negro nagô Negro velho foi amarrado, jogado velho porão  Não  resistiu tanta dor, foi morrer no rio nagô 

  

 MESTRE PASTINHA,CAPOEIRA DE ANGOLA.

 


.Seria a forma mais pura, de grande importância para o folclore.

.   E conservada e ensinada por mestre pastinha (1890)também pintor e poeta popular.

.   Acompanha a luta um conjunto instrumental, composto de berimbau, pandeiro, reco-reco, agogô, atabaque e chocalho.

.AS melodias que os capoeiristas cantam são de origem genuinamente popular, sem grandes preocupações com métrica ou rima nas letras (que são muitas vezes improvisadas).

. O ritmo anda de acordo com a própria luta, obedecendo variações tradicionais   

.A capoeira de angola começa com o ritmo do berimbau, logo seguido pelos demais instrumentos .

.  Depois de algum tempo, o solista vai cantando, acompanhado pelos demais, que repetem seus versos.

.  Os capoeirista que vão fazer a demonstração ficam acocorados ao pé do berimbau, ouvindo respeitosamente a cantoria .

.   É o berimbau solista que indica o início do jogo.

.   OS capoeiras então se benzem e saem da posição em que se encontram, girando o corpo no sentido do adversário . www.ciapernasproa....iq.com.br/pastinha.hotmail


.MESTRE BIMBACAPOEIRA REGIONAL BAIANA.


 .Foi criada por MANUÉL DOS REIS MACHADO, mestre bimba(1901),que durante dez anos praticou a Capoeira Angola e depois resolveu juntar a esta alguns golpes da savate, do jiu-jitsu, do judô e da luta Greco-romana.

     .Compôs, assim, um método que tem 52 golpes,23 dos quais   ---se bem aplicados----são mortais.

.A regional baiana também é acompanhada por conjunto instrumental e cantigas   Mestre bimba foi quem levou para as academias grande número de jovens das classes média e alta: ele só aceita alunos que tenham carteira profissional e provem que estão trabalhando ou estudando    Exercitam-se em sua academia cerca de 150 pessoas por ano.
.   Ele inventou também---  em   1932 --- uma bebida com pouco álcool, que serve aos alunos depois da luta, para reanima-los:   é a mulher barbada.

WWW. TRUENET COM BR/NETO/MBIMBA HTM  

WWW CAPOEIRASULDABAHIASP BR TRIPOD COM/ID10 HTML


















 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 
 
 

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