quarta-feira, 30 de setembro de 2020

A Comunidade Obafemi Ajamu do Mestre Caxambu de Ribeirão Preto/SP, junto com o Guilherme Botelho Junior da Cidade de São Paulo no mês de Abril de 2013-Brasil

 





                              


                                      Guilerme Botelho Junior ( Guilherme
                           guilhermebotelhojr@hotmail.com)
 
Estamos lhe enviando a agenda de afro-eventos de abril/2013 e solicitamos que além de comparecer e prestigiar estes eventos, ajude-nos a divulgar estes momentos, compartilhando-os em sua rede social e os disponha para vossos contato.
Por oportuno, solicitamos que nos envie o calendário dos eventos em que você e sua comunidade estarão vivenciando e promovendo a memorização neste ano, para que possamos disponibilizar em nossa rede.
Modjumbá! Axé!
Guilherme Botelho Junior
 (
119.9581-8034
MEMORIA
DIA 04 – Assassinato de MARTINH LUTHER KING (1968)
DIA 07 – Dia Mundial da Saúde
DIA 17 – Polícia Militar do Pará martiriza 19 trabalhadores sem terra em
                Eldorado dos Carajás.
DIA 30 – Dia Nacional da Mulher.
 

RECONSTRUINDO
Neste ano de 2013 estamos celebrando e comemorando 25 anos do advento da Campanha da Fraternidade do ano de 2008 – Povo Negro: Ouvi o clamor deste povo.
 
Esta CF foi a artífice que gerou as Pastorais Afro, disseminada por todo planeta.

JUBILEU DE PRATA DA PASTORAL AFROBRASILEIRA
Este texto é uma proposta para reflexão e retomada do projeto do Pe. Toninho, Pe. Batista, Pe. 

Edir, Pe. Batista, Pe. Mauricio, religiosas e religiosos, leigos e leigas, na busca de manifestações culturais e sociais desenvolvido na Pastoral Afro-brasileira.
 
A Pastoral Afrobrasileira é fruto do gesto concreto da Campanha da Fraternidade de 1988 (Povo negro – ouvi o clamor deste povo) e um dos eixos de resistência religiosa, cultural e política, na busca de melhoria da qualidade de vida das populações negras. 

Para tanto, considero importante refletirmos sobre a formação da sociedade e da nação brasileira construída na desigualdade e que continua produzindo graves crises religiosas, econômicas, sociais e raciais.
 
Não podemos continuar mantendo a invisibilidade e a não inclusão da presença marcante dos brasileiros negros e negras que tiveram seus ancestrais submetidos à uma diáspora forçada, aqui aportaram como instrumento de trabalho, e que com sua Cultura contribuíram e contribui para que este Brasil seja hoje uma das oito economias mais ricas do mundo, porém, possui os mais baixosÍndices de Desenvolvimento Humano – IDH, e uma das piores distribuições de renda do planeta, mantendo uma massa de excluídos, despossuídos das mínimas condições de vida e sobrevivência.
 
No sistema capitalista, sobretudo as populações negras são prejudicadas em detrimento do grupo que detém o poder econômico, que manipula a mídia, dados estatísticos, passando informações não democráticas e usando de violências explicitas pelo poder das armas e da ideologia dominante. 

Em razão da forma velada e sutil do racismo brasileiro, que se manifesta em uma das mais violentas formas e dá ao nosso país o titulo de campeão mundial da desigualdade e do desrespeito aos Direitos Humanos.
 
Desse modo o racismo se recicla, diante da luta e resistência do movimento negro em suas varias facetas, como a Pastoral Afro-brasileira.

 Os segmentos que contestam a inclusão de brasileiros negros e negras são aqueles que estão atados e se aproveitam das benesses do Estado brasileiro, dificultando a inclusão da maior parte da população brasileira, obstando estes a participar dos frutos do desenvolvimento socioeconômico.

 A resistência maior se dá no meio acadêmico e no meio cultural, como elemento político de libertação democrática e de unidade do povo brasileiro.
 
A questão dos direitos de negros e negras, não é uma questão especificamente deste contingente populacional. 

É um problema a ser assumido e solucionado por toda sociedade brasileira.

 Também são importantes as condições de educação, trabalho, renda, lazer, habitação, posse e titulação de terras quilombolas, liberdade religiosa, o fim de todas as formas de intolerância etc.
 
As diversas formas de violência, simbólica e explicita, atingem sobremaneira a população negra.

 Os jovens afro-brasileiros são mapeados nas estatísticas e pesquisas qualitativas de campo, efetuadas por pesquisadores e professores militantes do movimento negro.

 Esta parcela da população não possue uma qualificação profissional técnica e amplia o contingente de desempregados, tornando presa fácil por fatores que levam às convivências negativas.
 
Esses determinantes sociais e econômicos injustos, evitáveis, que contribuem para não promoção da saúde e são fatores de doenças que se juntam ao determinante racial – racismo – as iniqüidades – nossa mais grave doença.
 
As formas de viver e pensar de nossos ancestros tinha uma relação profunda e próxima com as forças da natureza que inspiravam diversas reações.

 Os negros brasileiros continuam a desenvolver uma relação harmônica com a natureza, por meio das Comunidades de Terreiro, reprodutores das religiões afro-brasileiras.

O Brasil se orgulha de ser o país que tem a maior população negra fora do continente Africano. 

Dados oficiais demonstram as ações especificas implementada para atender as necessidades deste povo.

 Observa-se, entretanto, que ao longo dos séculos, parte da sociedade brasileira tem de diversos modos se beneficiado com modelos de desigualdade desenhados pelo racismo brasileiro.

 A sustentabilidade do sistema lucrativo de escravidão, racismo buscando o embranquecimento da nação (eugenia), manutenção de privilégios sociais restritos, processos desenvolvidos no período colonial e que perdura até os dias de hoje, e são estruturantes das relações da sociedade brasileira.

 Esse comportamento faz parte de um conjunto de processos, abrangendo a violência física (extermínio) e violência simbólica (negação da negritude).

 Tornando esta a nossa mais grave endemia: desigualdade e insensibilidade; promovida pela elite deste país, que luta para manter –o estatus quo – as relações étnico-raciais, econômico-sociais em parâmetros e critérios escravocratas, numa globalização excludente, para mais de dois terços da população brasileira.
 
Pastoral Afro-brasileira deve dar um passo para realização e plenificação do Reino de Deus nesta terra, promovendo o avanço da Democracia Racial, preconizada, mas inexistindo em nossa Pátria.

 O nosso agir deve e é muito mais do que as celebrações litúrgicas no Rito Romano Inculturado em estilo Afro-brasileiro (Missa Afro): missas, casamentos, batizados e exéquias, gestos concretos do Salmo 150 e uma pequena mostra do tamanho do missionarismo que se propõe.

 Devemos lançar nossas redes em águas profundas, desenvolver e realizar projetos que dizem respeito a minha, a nossa, a deles negritude... na constante busca do rosto negro de Cristo.

C A L E N D Á R I O de eventos

De 31/03 a 07/04
Festa de Nossa Senhora dos Prazeres
Celebração em louvor à Padroeira para agradecer a vitória dos
Pernambucanos contra os Holandeses. Esta festividade é
Realizada desde o séc. XVII no mesmo local onde ocorreu a batalha
EstruturaBarracas armadas ao redor da Igreja com produtos típicos.
Local: Parque Histórico Nacional
Jaboatão dos Guararapes = Pernambuco
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DIA 06 ás 17H
Uma janela aberta para o cinema africano
Tema: A literatura e o cinema de OUSMANE SEMBÈNE
Lema: A Universidade que cantou com a aldeia
Apresentação: Victor Martins
Local: Biblioteca Alceu do Amoroso Lima
Rua Henrique Schamunann nº 777
Bairro de Pinheiros/SP
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DE 07
Festa de Nossa Senhora da Penha
Este evento reúne os fiéis no Parque da Prainha.
Além da missa, tem uma feirinha com produtos típicos e
Saborosa comida capixaba
Local: Vila Velha = Virótia/ES
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DIA 07 das 13 às 18H
FESTA PASCUELA – almoço típico caboverdiano
Realização: Associação Caboverdiana
Reservas de convite até dia 02/04/2013
Acb.secretaria@gmail.com
Local: Av. Nova Iorque nº 234
Vila Metalúrgica – Santo André/SP
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DIAS 12 a 14
Encontro de gerações do circuito das Águas Paulistas
Tema: Idosos e jovens, encargo ou... patrimônio?
Local: Centro de convenções do circuito das águas de Serra Negra/SP
Informações: (119.9708-7798 & (198211-7917
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A BENEMÉRITA PASTORAL AFRO ACHIROPITA
EM COMEMORAÇÃO E CELEBRAÇÃO DO SEU MEMORIAL
JUBILAR DE 25 ANOS, OFERECE COMUNITARIAMENTE
FESTA EM LOUVOR AO PADROEIRO:
SÃO BENEDITO
 
Tríduo: DIA 12 às 18H30 - Bênção dos Pães.
DIA 13 às 18H30 - Bênção das Fores
DIA 14 às 18H - Bênção das Panelas
A Ação de Graças será realizada no dia 14 e obedecerá a programação:
09H – Café de São Benedito
10H – Procissão de translado do andor de São Benedito da Praça Dom Orione
(escadão) até a Igreja. As Bahianas da VAI-VAI conduzirão o andor,
E o cortejo será animado pelas Irmandades, Congadas e Guardas de
Moçambique.
10H15 – Missa solene no Rito Romano Inculturado em Estilo Afro-brasileiro
12H – Almoço de São Benedito, animado pelas Congadas.
Atenção especial: O evento é gratuito.
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DIA 14 às 13H
I FESTIVAL DE CURIMBAS INFANTO JUVENIL
Local: Rua Raul Valença  64
COOHAB 1/Anchieta – Itaquera
 

DIA 14 das 14 às 21H
MEGA ENCONTRO AFRO HAIR
Organização: Alberto Soul Hair
Local: Rua Coronel Joaquim Antonio Dias nº 123A”
Tatuapé – ao lado do Shopping/Metrô
Participação: R$ 30,00
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DIA 21 às 09H30
 FESTA DE OGUM
Realização: FECUMSOL
Local: Ginásio da Pista
Av. 36 com Expedicionário do Brasil
Araraquara/SP
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MONUMENTAL FESTA DE SÃO BENEDITO
PROMOVIDA E ORGANIZADA PELA
REDENTORA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS
HOMENS PRETOS DE SÃO PAULO
302 anos a serviço da evangelização do Povo Negro brasileiro
Celebração: Tríduo de São Benedito após as missas das 18H nos
DIAS 24, 25 e 26
DIA 28 ÁS 10h30 – Missa solene em louvor do Santo Padroeiro da
Comunidade Negra: São Benedito
Local do evento: Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de
São Paulo – Largo do Paissandu s/nº - Centro/SP
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Saiba mais sobre a Comunidade Obafemi Ajamu , entre em contato conosco




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